en pt

MAC - prémios MAC - 2016 - premiados

7 Julho 2016

22º Aniversário MAC

MAC' 2016 Apresentador, Jornalista de Televisão

Premiado: João Paulo Sacadura

MAC' 2016 Apresentador e Jornalista de Televisão Premiado: João Paulo Sacadura 22 Aniversário do MAC Nesta exposição em que comemoramos o 22º aniversário do MAC, foram atribuídos os MAC’2016 (peça escultórica concebida pelo grande e premiado Professor Escultor João Duarte) aos artistas que nos vários níveis e escalões, mais se destacaram no MAC durante 2015/2016. Entrega dos troféus MAC' 2016 Colaboração aos excelentes profissionais de televisão Realizador ANTÒNIO LOPES DA SILVA e Jornalista/Apresentador JOÁO PAULO SACADURA , que ao lomgo de 7 anos acompanharam excelentemente o MAC e os seus Artistas no fantástico programa CULTURAL CARTAZ DAS ARTES, que surpreendentemente acabou em prejuizo da cultura. São dois grandes profissionais que muito estimamos e agradecemos pela grande amizade que ficou e existirá para sempre entre nós. OBRIGADO. A todos os que connosco têm acompanhado, interiorizando estes projectos de trabalho e se têm rejubilado com esta nossa caminhada, deixamos o convite para que se juntem, uma vez mais à nossa festa, a festa da arte! Dedicamos-vos, sempre, estes eventos com toda a amizade

MAC' 2016 Cinema, Teatro, Compositora, Cantora

Premiado: Lúcia Moniz

Prémio MAC` 2016 Teatro, cinema, tv compositora. Premiado: Lúcia Moniz Diz ser-lhe difícil exprimir-se por palavras, talvez por isso nos tenha habituado a um sorriso terno, franco, rápido, que deixa transparecer um coração cheio de ideias e inquietações, consumido por sobressaltos que lhe interpelam a serenidade e a desafiam a enfrentar mais e novos desafios. Portugal viu-a crescer, conservando o ar de menina doce e tranquila. Viu-a partir pelo mundo, dignificando e elevando a língua portuguesa e as nossas tradições. É nómada e errante, mas regressa sempre. Viajando pela música, televisão, cinema ou teatro, passando até pela fotografia, as suas prestações nunca nos deixam indiferentes, e os seus êxitos fazem parte de um repertório de memórias e imagens que habitam o imaginário coletivo do país. A sua tez é de candura, mas nas veias há-de correr-lhe um sangue enérgico, fervilhante, próprio de quem herda a genética das artes, potenciada em múltiplos talentos, em múltiplos palcos. Hoje, no palco do Teatro…., reconhecendo-a como uma das figuras mais acarinhadas e respeitadas da cena artística nacional, o MAC – Movimento Arte Contemporânea, homenageia a actriz, a cantora e a compositora.

MAC' 2016 Hilário Teixeira Lopes

Premiado: Branislav Mihajlovic

MAC`2016 HILÁRIO TEIXEIRA LOPES _ Premiado: Branislav Mihajlovic Destinado a distinguir o artista cuja obra se insira num campo de intervenções exemplares, ao nível da qualidade e inovação, destacando-se pela excelência da criação artística, o Prémio MAC’2016 `Hilário Teixeira Lopes, já se tornou familiar e muito ambicionado nesta festa. Este ano, todos os artistas que expuseram individualmente no MAC estiveram sujeitos à avaliação do Mestre, mas só um pôde alcançar tão nobre distinção. Passamos então a palavra ao Mestre Hilário Teixeira Lopes que irá proceder à entrega do Prémio homónio.

MAC' 2016 Jornalismo

Premiado: Dina Aguiar | Jornalista

Prémio MAC` 2016 Jornalismo Premiado: Dina Aguiar O país precisa de referências e a DINA AGUIAR é de facto uma referência do jornalismo no feminino. Tendo em conta a coerência, a integridade, humildade e fidelidade ao público há mais de 30 anos, sendo uma imagem de referência da RTP e nem sempre reconhecida talvez pelo seu “low profile”. Dinamizadora invulgar, divulgadora e promotora de incontáveis atividades culturais e não só, das quais destacamos as relacionadas com a imprensa televisiva, sendo uma jornalista exímia na área do pensamento cultural, tem ao longo dos últimos anos protagonizado e proporcionado momentos televisivos de excelência.

MAC' 2016 Menção Honrosa Pintura

Premiado: Filomena Morim

MAC’ 2016 Menção Honrosa Pintura Premiado: Filomena Amorim Merece-nos destaque a distinção MAC’ 2016 Menção Honrosa Pintura, a uma artista que alia às funções que desempenha no campo das artes plásticas, uma disponibilidade para nos acompanhar nas nossas atividades. Também pela sua exposição individual intitulada “De mãos dadas” chamamos a receber o prémio a pintora.

MAC' 2016 Menção Honrosa Pintura

Premiado: João Nepomuceno

MAC’ 2016 Menção Honrosa Pintura Premiado: João Nepomuceno A um jovem artista que soube acompanhar o seu colega Tim Madeira no desempenho das suas funções artísticas no projeto It helps to be na optimist” assim chamamos a receber o prémio o pintor.

MAC' 2016 Pintura

Premiado: Gyorgy Jovian

MAC`2016 PINTURA Premiado: Gyorgy Jovian A fim de dar sentido ao seu universo estético, muito pessoal e só transmissível quando mediado pelo suporte da tela, reconhecemos como marca fundamental do seu percurso, a investigação incessante. Diariamente, recolhe-se à pintura com devoção e cria as condições necessárias para daí emergirem os seus mundos encantadoramente misteriosos, de uma indescritível beleza e rigor técnico, escritos num vocabulário onírico, repleto de odores, desejos, súplicas, segredos e de um surpreendente bem-estar. Este ano, fomos confrontados com a sua capacidade de indagação plástica e humana que, em constante evolução, reflectem já a maturidade e a certeza que só a serenidade dos grandes mestres permite alcançar.

MAC' 2016 Realizador Televisivo

Premiado: António Lopes da Silva | Realizador

MAC’ 2016 Realizador Televisivo Premiado: António Lopes da Silva 22 Aniversário do MAC Nesta exposição em que comemoramos o 22º aniversário do MAC, foram atribuídos os MAC’2016 (peça escultórica concebida pelo grande e premiado Professor Escultor João Duarte) aos artistas que nos vários níveis e escalões, mais se destacaram no MAC durante 2015/2016. Entrega dos troféus MAC' 2016 Colaboração aos excelentes profissionais de televisão Realizador ANTÒNIO LOPES DA SILVA e Jornalista/Apresentador JOÁO PAULO SACADURA , que ao lomgo de 7 anos acompanharam excelentemente o MAC e os seus Artistas no fantástico programa CULTURAL CARTAZ DAS ARTES, que surpreendentemente acabou em prejuizo da cultura. São dois grandes profissionais que muito estimamos e agradecemos pela grande amizade que ficou e existirá para sempre entre nós. OBRIGADO. A todos os que connosco têm acompanhado, interiorizando estes projetos de trabalho e se têm rejubilado com esta nossa caminhada, deixamos o convite para que se juntem, uma vez mais à nossa festa, a festa da arte! Dedicamos-vos, sempre, estes eventos com toda a amizade.

MAC' 2016 Revelação Pintura

Premiado: João Barros Silva

Mac’ 2016 Revelação Pintura Premiado: João Barros Silva Alcançar sucesso passa por não perder a energia de saber ousar. Perante o seu percurso, salta-nos à vista o conjunto de contribuições artísticas, realizadas a partir de valores, sonhos e atitudes individuais. Quando confrontados com a sua obra, facilmente identificamos o seu modo de estar e sentir, os seus motivos, a forma mágica como integra a ficção e a realidade dos objetos, dos espaços e dos seres, invocados através de mundos de expressão pertencentes ao seu imaginário pessoal, mas também ao imaginário coletivo. Por diversas vezes confirmado o talento e a qualidade da sua obra, apresentada no MAC, e não só eis o motivo pelo qual nos sentimos compensados ao atribuir o Prémio MAC`2016 Revelação Pintura ao pintor e ao homem para quem o sucesso significa não abandonar sonhos.

MAC' 2016 Teatro

Premiado: João Vicente

MAC’ 2016 Teatro Premiado: João Vicente Ator de interpretações fantásticas tanto no teatro, como no cinema e em televisão é sem duvida um grade e excelente jovem de que nos orgulhamos assim por ter sido atribuído o grande premio do MAC’ 2016 Ator.

MAC' Inovação

Premiado: Mafalda D'Eça

MAC’ 2016 Inovação Premiado: Mafalda D’Eça O artista que o Movimento Arte Contemporânea este ano distingue com o MAC’ 2016 Inovação realizou um trabalho de ação na verdadeira aceção da palavra. Quer na sua fundamentação teórica, quer na sua vertente pratica, traduz-se não num simples jogo de extravagancia cromática, mas enquanto ferramenta de pesquisa e encontro de novas soluções formais. A obra plástica recria novas formas e atitudes que ao abrirem um novo espaço formal de contemplação, introduzem e alargam o campo da arte e podem ser analisados hoje como objectos percepcionalmente plásticos onde pressuposto estético fica envolvido no artístico,unidade na diversidade”como ficou bem patente na sua exposição individual intitulada “ A Unidade na diversidade.

MAC' Personalidade Cultural do Ano

Premiado: Ana Zanatti

Prémio MAC`2016 …PERSONALIDADE CULTURAL DO ANO Premiado: Ana Zanatti A serenidade, a constância e a ternura da sua voz têm um lugar cativo no património nacional dos sons mais desejados. Suavemente, afirma: “Sou como sou”. E nesta certeza não há conformismo ou resignação. Exalta o orgulho de quem sabe viver em consciência consigo e com os outros, de quem sabe que para ser grande, há que ser inteiro, sem nada exagerar ou excluir. Tem na palavra, dita e escrita, uma aliada constante contra a “tirania da normalidade”, uma das muitas batalhas que trava, na travessia solitária por florestas e bosquezinhos repletos dos fantasmas do quotidiano. Contesta o “porquê” das coisas, apartando-se de caminhos curtos ou fáceis e de gavetas apertadas. Opta por transgredir e seguir rumos por intuição e convicção, tomando para si a grande responsabilidade de “tocar a alma dos outros”. E é o que mais faz! Detentora de competências extraordinárias no campo da representação, da literatura, da música, tem presenteado o universo cultural português, e os seus públicos, com soluções mágicas de fuga à crueza do real. Detentora de uma inteligência e sensibilidade ímpares, dona de uma beleza intemporal, cintila, brilha alto, conferindo a tudo o que faz uma aura de elegância, harmonia, autenticidade e graça, qualidades que, pela sua raridade, o MAC – Movimento Arte Contemporânea pretende dignificar hoje, através do reconhecimento público do trabalho da grande senhora do teatro, cinema, televisão, música, literatura e poesia.

MAC' Prestígio

Premiado: Tim Madeira

MAC`2016 PRESTÍGIO Premiado: Tim Madeira Tem-se afirmado, consistentemente, como uma figura de destaque, a nível nacional De forma unânime, tem visto o seu mérito reconhecido não só com uma grande projecção mediática, mas pelo aplauso do público, e agentes culturais diversos. O MAC não poderia deixar de reconhecer o valioso contributo que a sua acção excepcional ao serviço da pintura tem dado à arte e cultura.