prémios MAC - 2015 - premiados

7 Julho 2015

21 anos passados, continuamos apostados na conquista de novas parcerias, reforçando as já estabelecidas, e alargando a nossa área de trabalho e desempenho, recriando a nossa equipa de forma a estabelecer parâmetros que possam responder a quaisquer desafios no campo dos projectos nacionais e internacionais em curso. O nosso projecto de trabalho desenvolve-se, igualmente, no sentido de divulgar os diversos valores que se situam no campo da linguagem universal das artes, acolhendo nos nossos espaços as várias formas de expressão dos artistas que nos seus modos vários de apresentação e solução plásticas nos deixam ver para lá dos mundos constantes e rotineiros que rodeiam o nosso quotidiano, Nesta exposição foram atribuídos os MAC’2015 (peça escultórica concebida pelo Professor Escultor João Duarte) aos artistas que nos vários níveis e escalões, mais se destacaram no MAC durante 2014/2015. Dedicamo-vos, sempre, estes eventos com toda a amizade.

MAC'2015 ESCULTURA

Premiado: Paulo Canilhas | Pintor

As suas obras são reveladoras de um mundo sabiamente exposto, implacável, imaginativo e impetuoso que nos convida à meditação. Obras de forte impacto visual, formas recorrentes a alimentar um desejo de comunicações construtivas/ destrutivas, num trabalho sempre exigente e crítico consigo próprio, com os outros e com as circunstâncias. A sua pureza técnica caracteriza-se numa perfeita harmonia entre o material e a cor, provocando-nos com uma sobriedade de encantamentos, fazendo-nos parceiros da beleza que cria Recorre às suas vivências para através delas fazer as suas obras comunicar. Nas suas peças poderemos reconhecer as linhas técnicas e artísticas de um passado recente mas também apreciar novas linguagens e formas de dar expressão à matéria fria que é o alumínio.

MAC'2015 FOTOGRAFIA

Premiado: Miguel Valle Figueiredo | Fotografo

De um grande profissionalismo quer na qualidade dos trabalhos apresentados, quer na maneira como colaborou com o MAC e acompanhou a sua exposição, com as excelentes imagens que nos apresentou, podemos identificar o seu modo de estar e sentir, os seus motivos, a forma mágica como integra a realidade dos objetos, dos espaços e da sua presença, captados por um olhar perspicaz vocacionado para a fixação intemporal do mundo. Pela alegria que transmite aos outros, pela forma idealista como encara a sua arte e pela originalidade e perspicácia como capta os melhores ângulos de um rosto, o sentido de um gesto, de um movimento ou de vários aspetos do quotidiano, transformando a realidade através da “experimentação do olhar”

MAC'2015 Hilário Teixeira Lopes

Premiado: Martinho Dias | Pintor

Destinado a distinguir o artista cuja obra se insira num campo de intervenções exemplares, ao nível da qualidade e inovação, destacando-se pela excelência da criação artística, o Prémio MAC’2015 `Hilário Teixeira Lopes, já se tornou familiar e muito ambicionado. Este ano, todos os artistas que expuseram individualmente no MAC estiveram sujeitos à avaliação do Mestre, mas só um pôde alcançar tão nobre distinção.

MAC'2015 PINTURA

Premiado: Hélio Cunha | pintor

A fim de dar sentido ao seu universo estético, muito pessoal e só transmissível quando mediado pelo suporte da tela, reconhecemos como marca fundamental do seu percurso, a investigação incessante. Diariamente, recolhe-se à pintura com devoção e cria as condições necessárias para daí emergirem os seus mundos encantadoramente misteriosos, de uma indescritível beleza e rigor técnico, escritos num vocabulário onírico, repleto de odores, desejos, súplicas, segredos e de um surpreendente bem-estar. Este ano, fomos confrontados com a sua capacidade de indagação plástica e humana que, em constante evolução, refletem já a maturidade e a certeza que só a serenidade dos grandes mestres permite alcançar.

MAC'2015 Prestígio

Premiado: Miguel Barros | Pintor

Detentor de inúmeras distinções, tem-se afirmado, consistentemente, como uma figura de destaque, a nível nacional e internacional. De forma unânime, tem visto o seu mérito reconhecido não só com uma grande projeção mediática, mas pelo forte aplauso do público, crítica e agentes culturais diversos. Não poderíamos deixar de reconhecer o valioso contributo que tem dado ao MAC e também a sua ação excecional ao serviço da pintura que tem dado à arte e cultura

MAC'2015 VIDA E OBRA

Premiado: Roberto Chichorro

A ambição, quando misturada com criatividade, inovação e ousadia, tende a criar o ambiente certo para alcançar o sucesso. Tais ingredientes deveriam fazer parte do cardápio de todos os Homens, mas são poucos os que têm a capacidade de os saber misturar nas doses certas, com eficácia e mestria. O nosso último homenageado vive e cria por gosto e por vício Este prémio não é apenas uma homenagem. Traduz-se no reconhecimento que o MAC faz àqueles que entende desempenharem as suas funções artísticas em plena harmonia com os valores de excelência que valorizamos. Esta homenagem nasce do profundo reconhecimento por parte daqueles que diariamente têm a oportunidade e a satisfação de conviver com o seu talento fecundo e com a sua rectidão de carácter, marca de uma personalidade exemplar que só assiste àqueles que, na certeza do lugar que é seu por direito no mundo das artes, não temem a concorrência, antes a incentivam, nem cedem à facilidade da intriga. Vida e obra confundem-se na experiência da sua sensibilidade e são condimentadas por pigmentos, sonoridades e gestos gigantes de alegria. Alegria de viver e alegria de pintar.